quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Projeto Novos Talentos

Hoje vou fazer só “auto-propagandas” (mas do bem… rsrsrs). Recebi por e-mail um vídeo com um pequeno trecho de um documentário que está sendo realizado em Porto Alegre (e será também em Rio Grande), por um projeto chamado Rede Novos Talentos. Este projeto, que acontece há alguns anos, visa apresentar a ciência para Adolescentes estudantes da Rede Pública de Ensino, convidando-os para pensar e viver o que é e como se faz ciência.

Eu conheci o projeto em 2003, quando ainda fazia mestrado na Faculdade de Educação (UFRGS). Eu e algumas colegas da Educação trabalhamos juntas com o pessoal da Pós-Graduação em Bioquímica, sob orientação dos Profs.Drs. Diogo O. de Souza e Nádia G. S. de Souza. Na época o projeto estava recém começando em Porto Alegre e foi ótimo, tivemos professores e alunos de quatro escolas participando do curso “Memórias, Aprendizagens e Constituição de Identidades”. Alguns dos professores voltaram, posteriormente ao curso e estágio, à universidade para seguir estudando em cursos de Mestrado e Doutorado e também alguns alunos buscaram cursos de graduação na área científica (inclusive permanecendo na universidade para cursos de pós-graduação também). Depois deste primeiro curso, tivemos mais três outras edições ainda em Porto Alegre.

Logo que vim morar nas bandas de Mato Grosso, afastei-me do projeto, mas não dos colegas com quem trabalhei naquela época! Agora teremos a oportunidade de desenvolver este projeto também aqui na universidade em que trabalho, a UNEMAT/Campus Tangará da Serra. O nosso projeto Novos Talentos também quer apresentar modos de fazer e pensar ciência aos adolescentes de nossa cidade aqui do interior, mostrando que este campo de atuação profissional é interessante e não está desvinculado da sociedade!

Os professores que irão trabalhar neste projeto que é atualmente financiado pela CAPES*,capes  são: Ana de Medeiros Arnt (eu!!!), Eduardo Bessa, Alessandra Regina Butnariu, Diogo Andrade Costa, Cecília de Campos França, Rejane Gambarra, Ivana Ferigolo, Maria Helena Rodrigues Paes, Sérgio Baldinotti, Hilton Marcelo de Lima Souza e Diones Krinski. Além deles, temos também vários alunos de graduação e pós-graduação que fazem parte deste time: Bruna Favetti, Angélica Massaroli, Jessica Cocco, Giliard Balduíno, Larissa de Souza Soares, Márcia de Souza, Thabatha Ferreira dos Santos, Joiciane Gonçalves Farias, Gesivânia Pires dos Reis, Ildebrando de Oliveira e Carla Cassanica.

É bastante trabalho e estamos animadíssimos com a oportunidade de mostrar aquilo que mais gostamos de fazer para outras pessoas (para que elas também vejam como fazer ciência é o máximo!!!). Já fizemos vários contatos com o pessoal de Porto Alegre e de Rio Grande para trocar experiência e aprender com eles um pouco mais do projeto!

Veja abaixo o trecho do documentário que sairá sobre o projeto em Porto Alegre (com o Professor Diogo Souza, alunos do Colégio Estadual Tubino Sampaio e pesquisadores do Depto. de Bioquímica da UFRGS).

Observações:

*Este projeto atualmente é financiado pela CAPES, para saber mais, clique aqui.

Nenhum comentário: